terça-feira, 13 de maio de 2014

Dissertação sobre Louceiras do Maruanum (AP) é aprovada no Programa de Pós-graduação em Direito Ambiental e Políticas Públicas

Mestra Célia Souza com a banca de avaliativa

         No dia 02 de maio de 2014 foi a vez da defesa da dissertação intitulada "Patrimônio Cultural do Amapá: o caso das louceiras do Maruanum em observância ao Princípio da Equidade Intergeracional" de Célia Souza da Costa orientada pelo Prof. Dr.Edinaldo Pinheiro Nunes Filho. Participaram da banca avaliativa os professores doutores: José Petrúcio de Farias Júnior, Manoel Pinto e Jorge Federico Orellana Segovia (professor convidado externo/ EMBRAPA). 
Louças de barro do Maruanum
Alguidar e souvenir de barro.










                 
       Em defesa, Célia Souza da Costa disse que as mulheres das comunidades de Santa Luzia e Carmo do Maruanum que pertencem ao Distrito do Maruanum localizado no município de Macapá no Estado do Amapá há séculos praticam a tradição do ofício ceramista. Baseado no estudo pioneiro realizado pela pesquisadora Alícia Coirolo em 1989 no Distrito do Maruanum e publicado pelo Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi em 1991 que enfatiza o risco de extinção do criar-saber-fazer do ofício das louceiras do Maruanum que surgiu a necessidade em pesquisar como este criar-saber-fazer sobreviveu ao longo do tempo, depois da primeira pesquisa. O objetivo central deste estudo de caso foi analisar o ofício das Louceiras do Maruanum como patrimônio cultural material e imaterial considerando o princípio da equidade intergeracional, descobrir como o criar-saber-fazer do ofício ceramista estava sendo praticado, a fim de descrever as transformações ocorridas no processo do fazer da louça e quais as razões para que a tradição ceramista estivesse ao passo de desaparecer. 
Oferendas à " Mãe do barro".
Comunidade do Carmo do Maruanum/Amapá


Célia Souza em pesquisa de campo
     A metodologia utilizada foi hipotético-dedutivo com abordagem quali-quantitativa baseada nos dados evidenciados a partir da pesquisa bibliográfica, documental e de campo nas comunidades de Santa Luzia e Carmo do Maruanum e nos órgãos públicos ligados ao patrimônio cultural, com a utilização de entrevistas focalizadas, estruturadas e não estruturadas sobre a percepção do criar-saber-fazer das louças e ações voltadas à tradição ceramista no contexto cultural. A análise dos resultados confirmou o eminente risco de extinção do criar-saber-fazer do ofício ceramista nas duas comunidades pesquisadas, o reflexo negativo dos programas assistencialistas do governo federal e estadual que estimula o desinteresse pela prática tradicional, a necessidade de registro e outras tutelas possíveis para o reconhecimento oficial do ofício das louceiras do Maruanum como patrimônio cultural do Estado do Amapá e a urgência da prática de um plano de salvaguarda para que estimulasse os jovens a continuarem com a tradição do criar-saber-fazer das louças de barro.
Mestra Célia Souza com o seu orientador Dr. Edinaldo Pinheiro Nunes Filho.
         Depois da defesa, aferição e contribuições dos membros da banca avaliativa foi concedida a aprovação da dissertação. Parabéns à mestra que com muita dedicação conquistou mais um título acadêmico. Sucesso na sua trajetória é o que deseja a equipe do CEPAP !

Nenhum comentário:

Postar um comentário