quinta-feira, 15 de maio de 2014

Pós-Doutorado em Portugal

Desde o dia 8 de maio de 2014 o diretor do CEPAP, professor doutor Edinaldo P. Nunes Filho, arqueólogo amapaense, encontra-se na Europa para estágio de pós-doutoramento no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20 da UC) / Coimbra – Portugal. A formação está sendo na área interdisciplinar dos estudos contemporâneos, na linha de pesquisa de História Contemporânea.  O trabalho de pesquisa tem como título A atuação dos airships na Base Aérea do Amapá no combate aos submarinos alemães e italianos (1943-1945) no estado Amapá, Brasil. A supervisão do referido estágio é do professor doutor João Paulo Cabral de Almeida Avelãs Nunes, docente da Faculdade de Letras da Universidade Coimbra e membro do CEIS20.

No decorrer da estadia em Portugal o pesquisador Edinaldo Filho visitou o castelo medieval de Almourol  no interior de Portugal, no Concelho de Vila Nova de Barquinha, localizado no meio do rio Tejo, sendo o referido castelo marco importante na defesa de Portugal durante o governo de D. Afonso Henriques, no período de reconquista da Península Ibérica por parte dos espanhóis. 
Castelo de Almourol no rio Tejo,  do período medieval foi usado pelos Templários, sendo as muralhas de origem romana e reedificado em 1171.

Visão de Edinaldo Filho tendo o castelo medieval ao fundo.

Edinaldo Filho lavando a mão nas águas geladas do rio Tejo em frente ao castelo medieval. 

Visão do castelo medieval de Almourol assentado no meio do rio Tejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário