quarta-feira, 28 de agosto de 2013

I seminário de criação do grupo de pesquisa multidisciplinar do CEPAP


Dr. João Batista e Dr. Helyelson Paredes
Dra. Jucilene Amorim e Dra. Irislane Pereira






 
Dr. Edinaldo Nunes durante apresentação do grupo de Pesquisa
    O grupo Estudo, Pesquisa e Preservação da Cultura Material do Amapá cadastrado no CNpq existe desde 2006, sendo coordenado pelo Dr. Edinaldo Pinheiro Nunes Filho. Para fortalecer o grupo, professores da UNIFAP participaram do I Seminário de Criação do Grupo de pesquisa multidisciplinar do CEPAP.
   No primeiro momento, os professores MSc. Irislane Pereira de Moraes (formada em Arqueologia e Antropologia), Dra.Jucilene Amorin Costa  (formada em Geografia, Arqueologia e Geoquímica), Dr. Helyelson Paredes (formado em Física, Geofísica, Geociências e Meio Ambiente) e Dr. João Batista Gomes de Oliveira (formado em Teoria da Arte e Museologia) fizeram as suas exposições sobre suas pesquisas na área da arqueologia. Em seguida, socializaram sobre as possíveis contribuições para o grupo Estudo, Pesquisa e Preservação da Cultura Material do Amapá. 
Dr. João Batista durante apresentação
Dr. Helyelson Paredes durante explicação


Dra. Jucilene Amorin durante explicação
MSc. Irislane Pereira durante apresentação

   








     Dr. Edinaldo Nunes afirmou que "a partir da pesquisa, estudo e preservação do patrimônio da cultura material amapaense pretendemos divulgar e difundir dentro e fora do Estado do Amapá a origem da cultura material amapaense e, bem como, mostrar as bases simbólicas de nossa identidade cultural. Acreditamos que o resultado das atividades de pesquisa arqueológica promoverão o conhecimento sobre parte significativa dos grupos culturais pré-coloniais e coloniais que assentaram e viveram no Amapá, como também, os conhecimentos e manejos ambientais desenvolvidos e promovidos com o meio ambiente. Esperamos que o produto das descobertas arqueológicas promovam e estimulem a pesquisa e o desenvolvimento de projetos turísticos nas áreas pesquisadas e estudadas. Acreditamos também, que o turismo ocasionará o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida das populações residentes e, em torno dos sítios arqueológicos pesquisados, pois, com a implementação dele ocorrerá a geração de emprego e renda".
Pesquisadores do grupo:
1.Edinaldo Pinheiro Nunes Filho, Prof. Dr. (Líder – Arqueólogo e Historiador)
2.Ana Lúcia do Nascimento Oliveira, Profª. Drª (Consultora em Arqueologia)
3.João Batista Gomes de Oliveira, Prof. Dr. (Museólogo)
4.Helyelson Parentes Moura, Prof. Dr. (Geofísico)
5.Mariana de Araújo Gonçalves, Profª MSc. (Historiadora)
6.Yurgel Pantoja Caldas, Prof. Dr. (Literatura)
7.Simone Pelaes Maciel Nunes, Profª. Esp. (Pedagoga e Advogada)
8.Célia Souza Costa, Profª.  Mestranda (Jornalista e Bacharel em Direito)
Técnicos do grupo: Adervan Dias Lacerda - Especialização – Tecnólogo; Anastácio da Silva Penha - Especialização – Tecnólogo; Ernandes da Silva Melo - Especialização – Restaurador/Desenhista
Linhas de pesquisa: Educação Patrimonial: Preservação da Cultura Material do Amapá; Literatura, História e Memória Cultural; Salvaguarda e Comunicação Museológica do Patrimônio Cultural; Salvamento do Patrimônio Arqueológico Pré-Colonial e Histórico.
Projetos executados: Projeto de Salvamento Arqueológico da Área do Projeto Amapari, Projeto de Levantamento, Prospecção e Salvamento Arqueológico da Área do Parque Nacional do Cabo Orange, Projeto de Estudo dos Sítios Arqueológicos da Cultura Maracá Pré-Colonial: Padrão de Enterramento.
Monte Curu próximo a Vila do Cunani- Parna Orange
 Projetos em execução: Projeto de Salvamento Arqueológico da Hidrelétrica Ferreira Gomes, Município de Ferreira Gomes, Estado do Amapá, Projeto de Estudo Arqueológico e Histórico da Base Aérea do Amapá, Município de Amapá-AP.

Rio Araguari-Ferreira Gomes
Equipe do CEPAP em escavação arqueológica


Alojamento da Base Aérea do Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário