terça-feira, 23 de julho de 2013

Profa. MSc. Irislane Pereira apresenta resultados de pesquisa sobre o território quilombola do Aproaga no CEPAP

Apresentação no CEPAP
Profa. MSc. Irislane Pereira

      A Profa. MSc. Irislane Pereira fez uma apresentação da sua dissertação no CEPAP para os acadêmicos de História. Com o título "Do tempo dos pretos d'antes aos povos do APROAGA", a pesquisa foi desenvolvida como fruto do mestrado em Antropologia pela Universidade Federal do Pará. A dissertação foi defendida em 2012 e teve como foco o patrimônio arqueológico e territorialidade quilombola no Vale do Rio Capim (PA), com destaque para patrimônio como uma categoria etnográfica, com imersão em campo e arqueologia etnográfica (relação entre sítios arqueológicos e comunidades descendentes).
      O Aproaga é um território quilombola que tem como patrimônio as ruínas de um antigo engenho colonial localizado as margens do Rio Capim. O objetivo da dissertação foi identificar os usos e os significados que o patrimônio arqueológico assume no âmbito das relações sociais contemporâneas, em especial aqueles construídos por povos e comunidades tradicionais na Amazônia. A pesquisa teve como capítulos: Aproaga: alicerce de nossas raízes; O Aproaga e os pretos d'antes- narrativas dos quilombolas sobre o Aproaga; Por uma antropologia visual dos povos do Aproaga.
     A pesquisa também enfoca as narrativas quilombolas, encantarias, demarcação das terras quilombolas, identidade coletiva social e patrimônio arqueológico no processo de afirmação quilombola. As abordagens utilizadas durante a pesquisa foram a antropologia quatro campos, arqueologia pública e etnográfica, povos e comunidades tradicionais, identidade coletiva, memória social, etnografia multisituada e antropologia visual.
     No final da apresentação, os universitários puderam fazer perguntas sobre a dissertação para a Profa. MSc. Irislane Pereira. Foi um momento que oportunizou os acadêmicos a conhecerem novos conceitos sobre arqueologia, antropologia e metodologia em pesquisa de campo.
         
Explicações sobre o Aproaga
Acadêmicos de História no CEPAP
Momento de socialização

Nenhum comentário:

Postar um comentário